01 janeiro 2008

Serj Tankian

Elect The Dead

Data de Lançamento: 23/10/2007
Label: Serjical Strike/Reprise Records
Alinhamento:

1. Empty Walls
2. The Unthinking Majority
3. Money
4. Feed Us
5. Saving Us
6. Sky Is Over
7. Baby
8. Honking Antelope
9. Lie Lie Lie
10. Praise the Lord And Pass the Ammunition
11. Beethoven's Cunt
12. Elect the Dead


Chegou às lojas, no passado dia 23 de Outubro, o primeiro registo de originais de Serj Tankian, vocalista e teclista dos System Of A Down.


Foi com a pausa intermitente dos descendentes de arménios que Serj se aventurou a solo, lançando um álbum quase inteiramente composto por ele – cerca de 85% do que se ouve em Elect the Dead veio da sua capacidade criativa.


Elect the Dead é rock alternativo, recheado de combinações Folk e até Jazz, dignas dos cinco álbuns dos S.O.A.D. É à fonte do disco homónimo deste quarteto que este álbum vai beber instrumentalizações e vocalizações (Praise The Lord And Pass The Ammunition é um grande exemplo). Contudo, Elect The Dead é mais cativante - leia-se pop - e intimista.


Através de todos os temas do álbum, deparamo-nos com interessantes transições de um eclodir instrumental frenético a refrões deveras pop e melódicos.


Este registo possui uma grande variedade de instrumentos, de realçar o piano, que Serj domina com grande sensibilidade melódica, e o violoncelo, mais perceptível e compreensível após algumas audições.


Aqui as letras de Serj, além de políticas e sociais, como se deixava prever, tanto pela sua carreira e projectos humanitários, como pelos primeiros singles de Elect The Dead - Empty Walls e The Unthinking Majority -, são, em algumas faixas, pessoais e intimistas, como em Feed Us, Lie Lie Lie ou Baby.


É com este álbum que Serj se afirma como um músico completíssimo e, é com este álbum, que, possuindo uma sonoridade semelhante à do quarteto de Toxicity, que Serj Tankian demonstra que muito do que nos chegou da banda de Los Angels foi fruto do seu poder criativo.


Elect The Dead foi quase inteiramente composto por Tankian, foi produzido por este no seu estúdio, em sua casa, e foi editado pela sua editora, a Serjical Strike.


Serj Tankian prova, neste seu primeiro trabalho a solo, o compositor eclético e criativo que é, e cimenta o seu estatuto como um dos melhores músicos da actualidade.


Quando o rock se alia à arte o resultado é Elect The Dead – uma obra-prima.


Letras – 8/10

Técnica – 8/10

Criatividade – 9/10

Vigor – 7/10

Avaliação geral: 8/10

6 comentários:

Anônimo disse...

Com pouco espaço para explorar as suas ideias e o seu génio criativo nos System Of A Down, Serj Tankian aventura-se agora numa prometedora carreira a solo. A sua primeira investida apresenta outras qualidades dele como compositor, produtor, multi-instrumentista, chefe-criativo... enfim, apresenta ao público menos atento o artista grandioso que é. O álbum vem recheado com um discurso inteligente, desafiador e polémico. Nota 10 para Serje. Nota 10 para o criador deste blog.

Anônimo disse...

força rapaz

agora já sabes o que tens a fazer: postar postar postar, só assim vive um blog

Jens

Joana Nunes disse...

hmmm.
parece-me que este passará a ser um blog obrigatório;
ou não tivesse eu curiosidade pelo que desconheço..
quando vemos fenómenos como a Blitz a entrar em decadência vertiginosa, só nos resta esperar por indivíduos com vontade de fazer algo pela divulgação da música.

quanto ao Serj - vou ouvir ;)

*

Anônimo disse...

Nao sei ate k ponto a carreira a solo será mais vantajosa pra este homem, ms se a sonoridade é semelhante a Toxicity ha k ouvir !!!
Nazd

Luís Almeida Ferreira disse...

Aj, a carreira a solo de Tankian, ser-lhe-á mais vantajosa na medida em que pode exprimir todo o seu génio criativo que Daron Malakian estava a abafar.

Segundo: Eu não disse que o som se assemelha ao Toxicity, mas mais ao System Of A Down, embora as semelhanças só se notem a nível de composição e voz.

Cumprimentos.

Anônimo disse...

É um senhor. Em criatividade dava-lhe 10...embora goste mais dele junto com os System do que a solo. Força pro blog...e não te esqueças de postar!!

S.Polónio