05 setembro 2008

Resposta Simples

Com o recém-lançado álbum de lançamento, Sonho Peregrino, ainda quente, o vocalista e guitarrista dos Resposta Simples, Paulo Lemos (também conhecido como Paulinho dos Açores), fala acerca do álbum, fala sobre esta banda hardcore, do seu futuro, entre outros. Ainda há bandas com espírito.


LAF - És o vocalista e guitarrista dos Resposta Simples e és o guitarrista dos Greg The Killer. Como é que consegues conciliar as duas bandas?

PL - Consigo conciliar sem grande dificuldade. Como a cena alternativa é um meio mais restrito e pequeno, é normal neste movimento as pessoas partilharem duas, três ou mesmo quatro bandas. Os Resposta Simples são uma projecto com mais de meia década de formação e embora estejamos separados (eu estou a estudar em Coimbra e o Tiago e o Gouveia em Vila Real), conseguimos sempre conciliar ao longo destes tempos a nossa actividade profissional e vida social de modo a podermos actuar o máximo número de vezes. Com os Greg The Killer, acabei por usufruir de experiência diferente, pois há já alguns anos que não tinha uma banda cujos membros morassem todos na mesma cidade, neste caso em Coimbra. Temos assim mais possibilidades para ensaiar, dar concertos e gravações já que a nossa mobilidade é mais acessível que a dos Resposta Simples. São diferentes bandas com diferentes espíritos, mas ambas com uma muito boa atitude e sentimento.


LAF - Porquê o título Sonho Peregrino?

PL - O título do álbum foi dado por um amigo meu, Luís Nobre, que é responsável pelas letras dessa canção e do tema "Ofício de Viver". Sentimos que a sua escrita adequava-se à música da nossa banda e daí achamos que seria uma boa aposta conjugarmos os seus poemas com as nossas canções. Resultou muito bem no "Ofício de Viver" e quando lemos o "Sonho Peregrino", achamos que o significado do poema incorporava-se no espírito da banda. O texto fala sobre a nossa submissão à prória vida e a apatia que muitas vezes somos expostos. Estão também inerentes ao poema a confusão e a instropecção que é própria do ser humano. O "Sonho Peregrino" acaba por ter um significado muito pessoal e abstracto, ficando a conclusão ao cuidado de cada um. Recomendo que passem no nosso myspace e que retirem a vossa própria interpretação.


LAF - Foi boa a recepção pelo público a Sonho Peregrino?

PL - Felizmente temos tido uma boa recepção por parte do público e da imprensa, o que nos deixa muito felizes. A edição de um álbum é uma das grandes metas de qualquer banda e ver que o nosso trabalho está a ser apreciado já é uma enorme recompensa por si mesmo.


LAF - Quais são as influências musicais dos Resposta Simples?

PL - Temos todos diferentes influências musicais dentro da banda, mas posso dizer que o Hardcore dos anos 80 influenciou muito a sonoridade da banda. O Street-Punk e o Trashcore também são estilos que apreciamos imenso e que acabam por influenciar a nossa sonoridade.


LAF - Rock in Rio 2010? Vão estar presentes ou isso é para meninos?

PL - (risos) Já tivemos a experiência de tocar para públicos como a Queima das Fitas de Vila Real ou nas Festas Académicas da Covilhã, onde estavam presentes centenas ou mesmo milhares pessoas e podemos dizer que a sonoridade dos Resposta Simples enquadra-se melhor em pequenos espaços destinados a sonoridades mais agressivas. O feedback do público é muito maior e mais e agressivo e isso acaba também por reflectir na nossa prestação enquanto banda. Sentimo-nos muito mais vivos quando actuamos nesses espaços.


LAF - Qual é a essência deste power-trio?

PL - A amizade.


LAF - Qual é o futuro da banda, visto que, agora que o baterista regressa à Terceira, tu vais para os Estados-Unidos?

PL - Como a maioria das pessoas deste meio, não fazemos da nossa vida profissional a música. Acabou por acontecer que nesta altura estejamos separados. Mas isso já tinha ocorrido quando nos mudamos de residência dos Açores para Portugal continental. E isso não impediu que continuassemos a tocar, gravar e a ter muitas boas experiências. De certeza que iremos encontrar uma solução para os próximos tempos, como tem sempre vindo a acontecer.


LAF - Paulinho, qual era a pergunta que gostavas que eu te tivesse feito e não fiz? Queres responder-lhe?

PL - Penso que não há mais nada a dizer e que fizeste boas perguntas a abordar os Resposta Simples e a nossa perspectiva da banda. Boa sorte para o teu blogue e continua com o bom trabalho! Que corra tudo bem com o Melomanologia!

2 comentários:

Anônimo disse...

A amizade. xD

Boa entrevista! Grande Paulo carago!

Luís Almeida Ferreira disse...

Obrigado!