07 março 2008

Cavalera Conspiracy

Inflikted

Data de Lançamento: 25/03/2008
Label: Roadrunner
Alinhamento:
1. Inflikted
2. Sanctuary
3. Terrorize
4. Dark Ark
5. Ultra-Violent
6. Hex
7. The Doom Of All Fires
8. Bloodbrawl
9. Nevertrust
10. Hearts of Darkness
11. Must Kill

Os irmãos Cavalera (Max e Iggor) juntam-se, de novo, ao fim de mais de uma década, desde os tempos de Roots dos Sepultura, com Inflikted. A eles, juntam-se-lhes Marc Rizzo (Soulfly) e Joe Duplantier (Gojira). Em Inflikted chega-nos a mesma fórmula de Sepultura: Death e Thrash-Metal e, também – ou principalmente - Groove-Metal. As influências tribais continuam a marcar, também, presença na bateria de Iggor (bem patentes em Terrorize e Black Ark).

Max Cavalera continua a cantar em hardcore, potentíssimo e gutural (passe a redundância), e continua fabricante de riffs pesadíssimos e bruscos. Iggor demonstra o grande baterista que é, sempre a injectar peso (do bom) à música. Surpreendeu-me Marc Rizzo (sim, o da mochila), com uns solos muito bons e, até, realmente ambientais. Joe Duplantier denota um bom senso musical e o som do baixo é bem apelativo e audível – vê-se que o peso chega de todos os lados –, e até temos a presença do sintetizador a transmitir ambientes sombrios ao conjunto geral.

Inflikted, Santuary e Black Ark são os temas fortes deste registo, os quais apresentam as características Groove dos Sepultura, de então. O mui falado breakdown de Sanctuary é, de facto, muito bom.

Esperava este lançamento com grande expectativa e confesso que não fiquei muito surpreendido com o resultado final – não querendo isto dizer que o álbum não é muito bom (porque o é!) – mas, justamente por ser um bocado previsível, tal sonoridade. É um álbum rápido e voraz, que funda os seus alicerces na agressividade. É Inflikted que mostra o que uma saudável reunião pode fazer. Aos tão aguardados Cavalera Conpiracy não se podia pedir melhor que isto. Agora, é aumentarmos o volume e regalarmo-nos com esta teoria da conspiração.


Letras: 7/10
Técnica: 7/10
Criatividade: 6/10
Vigor: 8/10
Avaliação geral: 7/10

4 comentários:

Mário Jader disse...

Do que ouvi deste album adorei!!
Aquelas guitarras estão 5**

Boa análise ;)

Abraços.

Anônimo disse...

Parte a loiça toda. O Iggor é o melhor baterista da actualidade!!

Cumps

Luís Almeida Ferreira disse...

A. Santos, juntamente com o Joey Jordison (Slipknot), o Brann Dailor (Mastodon), o Danny Carey (Tool), o John Dolmayan (SOAD) e o Mike Portnoy (Dream Theater], é!

Luís Almeida Ferreira disse...

Obrigado pela visita Mário. Força aí no iMusic!