16 fevereiro 2008

Megadeth

United Abominations

Data de Lançamento: 14/05/2007
Label:
Roadrunner
Alinhamento:
01. Sleepwalker
02. Washington Is Next!
03. Never Walk Alone
04. United Abominations
05. Gears Of War
06. Blessed Are The Dead
07. Play For Blood
08. A Tout Le Monde (Set Me Free)
09. Amerikhastan
10. You’re Dead
11. Burnt Ice

WITHIN STRIKING DISTANCE from Ground Zero sits a SMOLDERING INTERNATIONAL CAULDRON, the United "Abominations" as it were. Forged to prevent wars and thow us in the face of disaster, and stood silent while terrorization took hostage the world.

In a mire of hypocrisy the UN ignores sex crimes by its “blue helmets”. And enables terrorism, so in the end its failed And the U.N., is where our so-called friends get to stab us in the back, and we pay 22% of their tab to host our enemies here at home.


É com este monólogo que começa a música que dá título ao álbum United Abominations dos Megadeth, de Dave Mustaine. Mas, começa na capa, com o edifício das Nações Unidas a ser atacado ao estilo do 11 de Setembro, a saga anti-americanista muito em voga nos tempos que correm – tanto na música como um pouco por toda a forma de arte -, mas ao contrário de tantas criticas infundadas e vazias de conteúdo atiradas a um certo comercialismo, Dave Mustaine só continua aqui o que sempre exteriorizou através das suas letras e interiorizou nos álbuns dos Megadeth.


O 11º álbum do quarteto é completo de músicas cativantes que agarram o ouvinte logo à primeira audição, não sendo por isto que se torne num álbum banal e passageiro, antes pelo contrário. Incrível a forma como este registo associa verdadeiro speed/thrash metal a uma admirável capacidade melódica. É completo de transições verso-refrão absolutamente arrasadoras, assim como variações entre pesadíssimos power chords e melódicos dedilhados.


De realçar os solos de guitarra que fulminam todo o álbum, indo desde os aceleradíssimos, característicos do speed/thrash metal, aos mais ambientais e criativos.


Como pontos altos do registo temos Sleepwalker, Washington Is Next!, United Abominations, Gears Of War e Burnt Ice. O tema que não se encaixará tão bem será a revisitada A Toute Le Monde (Set Me Free), com voz adicional de Cristina Scabbia (Lacuna Coil). Apesar de ser uma versão francamente bem conseguida, fica a destoar num álbum tão conceptual como este. Ficaria melhor como tema-bónus.


São os riffs arrebatadores e os pormenores de produção exímios que fazem com que este lançamento não seja só mais um álbum de metal, mas sim, o trabalho que vem como que uma lufada de ar fresco a um género onde as bandas genuínas estão a dar de si.


Com este 11º álbum de estúdio do ex-Metallica responde-se à questão: Como é que um génio como Mustaine poderia ter permanecido numa banda de génios com egos gigantescos e conseguir expressar toda a sua veia artística?


Dave Mustaine acertou, decididamente, o pulso ao produzir um registo que os fãs há tanto tempo almejavam. Uma pérola em 2007.


Letras: 8/10

Técnica: 9/10

Criatividade: 7/10

Vigor: 9/10

Avaliação geral: 8.25/10

2 comentários:

Mário Jader disse...

Excelente análise!
Realmente nunca pensei que este álbum dos Megadeth estaria tão bom!

Cumpz.

Luís Almeida Ferreira disse...

Obrigado! United Abominations está uma "masterpiece"!

Cumprimentos!