30 julho 2008

Festival Marés Vivas - 3º Dia (19/07/08)

No terceiro e último dia do Marés Vivas tocaram Macy Gray, Riders On The Storm e James. Macy Gray, não sendo uma cantora por mim conhecida, tenho que reconhecer que tem uma grande voz. Deu um concerto interessante e viu-se que o público estava a gostar. Com uma sonoridade a puxar para o funk, para o R&B e para a soul, Macy Gray revisitou temas alheios, como Da Ya Think I’m Sexy (Rod Stewart), Creep (Radiohead) e No Woman No Cry (Bob Marley). Pode-se dizer que foi um bom aquecimento para o que veio a seguir.



“From Los Angeles, Califórnia… Riders On The Storm!” – Ray Manzarek e Robby Krieger mantêm a chama dos Doors acesa e compareceram na Praia do Cabedelo, acompanhados por mais três músicos, sendo o vocalista, o ex-Fuel, Brett Scallions, para dar um espectáculo que, por si só, fez valer todo o festival.



Fazendo desfilar êxitos como Love Me Two Times, Break On Through (To The Other Side) (com direito a uma bela introdução), Light My Fire, Spanish Caravan, Five To One, Touch Me ou When The Music’s Over, o concerto só pecou pela curta duração (motivos financeiros, claro está).


Ray Manzarek tomou as rédeas do público, com constantes referências a Jim Morrison (incluindo a cover de Sex Machine, de James Brown), aos tempos dos 60’s do “Peace and Love”: “Let’s smoke some weed and get high” - gritava Manzarek -, assim como críticas à Presidência Bush.


Os dois músicos encontram-se em excelente forma, pois desde início ao fim do concerto, deram provas da sua juventude eterna: tivemos um Robby Krieger com fabulosas improvisações – tanto no inicio como no final dos temas – e um Manzarek sempre muito animado e entusiasmado (até tocou com os pés). Já há poucos como este dois Senhores! Só o facto de termos à nossa frente duas lendas vivas da música rock é “meio-golo”.


Apesar das numerosas críticas a Brett Scallions, a verdade é que, apesar de doente, o vocalista safou-se muito bem, não caindo na imitação de Morrison, o que é de elogiar, tendo em conta a impossibilidade de substituir o carismático frontman dos Doors.


Ou a fasquia da dita crítica especializada estava muito alta (pensariam eles que Morrison ia aparecer?) ou este jornalistas não estiveram por entre o público para perceber o outro nível que se atingiu durante o concerto, pois coisas como esta, esta e esta não fazem sentido nenhum.




A fechar a noite estiveram os britânicos James, que já haviam estado na Queima das Fitas, em Coimbra. A apresentar o seu mais recente álbum – Hey Ma -, a banda de Tim Booth deu um grande espectáculo, alternando os novos temas com os clássicos.


O público rendeu-se a uma banda em grande forma e cheia de humor – o qual incluiu o vestido vermelho do trompetista e as inúmeras piadas cínicas de Tim Booth. Abriram com Born Of Frustration e fecharam em grande plano com Laid que, para grande regozijo de quem esteve na primeira fila, teve o direito de subir ao palco para a cantar (incluindo o Jim Morrison de cartão que alguém levou).


Um concerto memorável, que acabou madrugada dentro. Tim Booth sabe como entreter multidões.


Fotos: Cristina Pinto Pinto (Blitz) e António Pereira

25 julho 2008

Scars On Broadway

Já roda na internet o primeiro álbum dos Scars On Broadway, a banda de Daron Malakian e John Dolmayan (System Of A Down). O lançamento oficial está agendado para dia 29 de Julho. Já falta pouco. Entretanto, ouçam aqui!

24 julho 2008

Festival Marés Vivas - 2º Dia (18/07/08)


No segundo dia do festival o recinto já estava mais composto que no dia anterior, estima-se que 20.000 pessoas. A abrir esteve Tricky com o seu trip-hop, embora eu não tivesse visto. A seguir vieram os já muito batidos Da Weasel. A banda havia anunciado que, para o Marés Vivas, tinham guardado um alinhamento um pouco diferente, isto é, sem os habituais singles, e com particular concentração na fase inicial da sua carreira.



A banda de Pacman e companhia soube prender o público, como habitualmente, e cumpriu muito bem o seu dever. Ninguém deve ter ficado desiludido com temas como Para a Nóia, God Bless Johnny, (No Princípio era) O Verbo ou Dou-lhe com a Alma. Dos temas mais recentes houve as grandes Loja (canção do carocho) e GTA. Nas “pausas” tivemos direito a passagens de Rage Against The Machine e mais para o fim do concerto veio a cover da fantástica (You Gotta) Fight For Your Right (To Party!) dos Beastie Boys. Um belo aquecimento para quem foi para ver Prodigy.



Só o palco para os Prodigy demorou quase uma hora a ser montado, tais eram os ornamentos circenses e as carradas de luzes. Sendo os Prodigy uma banda que eu conhecia pouco, mas o que conhecia gostava, não posso deixar de dizer que fiquei desiludido com as demais músicas.



Sem dúvida que, para quem à frente, foi um concerto intenso, mas o que à vista desarmada parece uma banda muito versátil e original, perde com os beats que começam a cansar, e com a exaustiva fórmula electrónica de ritmos muito carregados. E para quê um baterista? Mas vá… À excepção disto e do exagero de “fucks” de Mc Maxime (?!) até deram um bom concerto. O público fez-se sentir aos clássicos Firestarter, Breathe, Smack My Bitch Up ou Voodoo People. Para o final do concerto ficou a Out Of Space, a bela música de traços reggae. Para os fãs, acredito que tenha sido um grande concerto.


Fotos: Cristina Pinto Pinto (Blitz)

23 julho 2008

Metallica

Os Metallica acabaram de divulgar o alinhamento de Death Magnetic, através do site da banda. É o seguinte:

1. That Was Just Your Life
2. The End Of The Line
3. Broken, Beat & Scarred
4. The Day That Never Comes
5. All Nightmare Long
6. Cyanide
7. The Unforgiven III
8. The Judas Kiss
9. Suicide & Redemption
10. My Apocalypse

Festival Marés Vivas - 1º Dia (17/07/08)

No primeiro dia do Festival Marés Vivas (que neste primeiro dia se devia chamar Marés Viúvas, devido à grande afluência de góticos), que decorreu em Gaia, estiveram os grandes Sisters of Mercy, uma banda que eu gostava especialmente de ver, juntamente com os Riders on the Storm. Envolto num manto de fumo branco todo o concerto, o quarteto, liderado por Andrew Eldritch, foi debitando música atrás de música sem qualquer pausa.

Os britânicos tocaram hinos como Flood I, Dominion/Mother Russia, Vision Thing, First and Last and Always e Temple of Love – que finalizou o concerto. Para trás deixaram os fabulosos temas do primeiro álbum – Black Planet, A Rock and a Hard Place ou Logic -, bem como a (supostamente) obrigatória More.



A grave voz de Eldritch não desapontou; o que desapontou foram alguns problemas técnicos que fizeram com que, por vezes, a voz se confundisse com o instrumental e os back-vocals. Eldritch falou duas vezes: um “Hello!” no início do concerto e um “What the fuck was that?” no final de This Corrosion. No final de Temple of Love virou as costas e foi embora. Apesar do uso exacerbado de fumo – que já é tido como uma característica da banda - ainda se pode vislumbrar a careca de Eldritch e a pose ridícula à teen band do guitarrista Ben Christo.


Não tendo sido um concerto fantástico, também não foi a desilusão que a crítica dita especializada (aqui e aqui e até aqui) tem vindo a anunciar.



Como cabeça de cartaz e a finalizar a noite teve o homem dos Bauhaus, o fantástico Peter Murphy. Este senhor sabe como dar concertos! Com a sua teatralidade, voz do tamanho do mundo, subidas pelos ferros do palco, contacto com o público ou as investidas na fase Bauhaus, agarrou o público do início ao fim do concerto.



Começou o concerto com The Line Between The Devil's Teeth (And That Which Cannot Be Repeat) e acabou com a mítica Cuts You Up. Pelo meio, além dos seus temas mais famosos como Indigo Eyes, Huuvola (cujo refrão foi cantado em uníssono pelo público) ou Strange Kind OF Love, houve Bauhaus: In the Flat Field, Burning From the Inside, uma pequena passagem de Bela Lugosi's Dead e She’s In Parties, deixada para o encore. Ainda houve tempo para uma versão no mínimo diferente de Hurt, dos Nine Inch Nails (a qual foi cantada uns metros acima do chão, com Murphy pendurado num qualquer ferro da estrutura do palco, de fato preto e voz sôfrega).



Se houve quem ficasse desapontado com Sisters of Mercy, Peter Murphy fez, com certeza, valer o dinheiro do bilhete. Duas horas de concerto com um homem muito comunicativo, cheio de energia… um performer como poucos!


Antes tiveram os promissores Shout Out Louds, os quais não tive oportunidade de ver, apesar de ainda ter chegado a ouvir a “música da Optimus”.


Fotos: Cristina Pinto Pinto (Blitz)

21 julho 2008

Resposta Simples

Sonho Peregrino

Data de Lançamento: 05/2008
Label: Impulso Atlântico

Alinhamento:
1. Atitude (começar de novo)
2.
Memória Desvanecida
3.
Descanso Eterno
4.
Genocídio Cultural
5.
Sonho Peregrino
6.
Branca Enevoada
7.
Revolução Pessoal
8.
Dor e Agonia
9.
Ofício de Viver

Sonho Peregrino é o primeiro álbum dos Resposta Simples - power-trio açoriano radicado no Continente - e sucede a uma demo-cassete, dois EP e várias compilações que a banda lançou ao longo dos seus mais de 5 anos de existência.


Este registo foi gravado nos estúdios Restart, é distribuído pela Infected Records DIY e conta com o selo da editora independente da banda: Impulso Atlântico.


Sonho Peregrino é o hardcore da velha escola, é aquele punk-rock sempre a abrir e sem espinhas, ao longo de 19 minutos intensos, através dos 9 temas do álbum. Neste lançamento não há lugar para músicas com mais de três minutos. Exceptuando Genocídio Cultural, todos os temas andam à volta dos dois minutos de duração, ao bom estilo do hardcore. Sempre com uma forte mensagem interventiva, o primeiro longa-duração da banda é cantado em português, coisa que não se pratica muito nos dias que correm. A maioria das letras são da autoria de Paulo Lemos, guitarrista e vocalista do trio, que é também o guitarrista dos insanos do hardcore português: os Greg The Killer.


Genocídio Cultural é a melhor faixa do disco, mas há outros grandes momentos em Sonho Peregrino como Memória Desvanecida - um tema à Tara Perdida (muito pelos coros), Branca Enevoada – com um fabuloso riff no seu breakdown -, Revolução Pessoal e Dor e Agonia.


Sonho Peregrino é de louvar, tanto pela sinceridade dos seus temas, como pelo facto de ser cantado em português, mas acima de tudo por ser um grande disco punk. O álbum de estreia destes açorianos é um marco para a comunidade mais underground do punk português e mostra que basta um pouco de força de vontade para que se consiga mexer com as coisas a nível independente. Pode ser encomendado através do seu MySpace.

20 julho 2008

Metallica

Eis a artwork da capa de Death Magnetic:

16 julho 2008

Iron Maiden

Saiu hoje com a revista britânica Kerrang! o álbum Maiden Heaven - A tribute to Iron Maiden. Este registo conta com a participação de bandas como Metallica, Machine Head, Trivium ou Dream Theater. Segue aqui o alinhamento e o link para download da cover da Remember Tomorrow pelos Metallica:

1 - Black Tide - Prowler
2 - Metallica - Remember Tomorrow
3 - Avenged Sevenfold - Flash Of The Blade
4 - Glamour Of The Kill - 2 Minutes To Midnight
5 - Coheed And Cambria - The Trooper
6 - Devildriver - Wasted Years
7 - Sign - Run To The Hills
8 - Dream Theater - To Tame A Land
9 - Madina Lake - Caught Somewhere In Time
10 - Gallows - Wrathchild
11 - Fightstar - Fear Of The Dark
12 - Machine Head - Hallowed Be Thy Name
13 - Trivium - Iron Maiden
14 - Year Long Disaster - Running Free
15 - Ghostlines - Brave New World

Citação #7

“When we were a club band, we always used to say, 'Man, if we ever see success, we'd like to open doors for other people, to push the boundaries and fully contribute something to art, to music, that is going to help it evolve instead of doing stuff for the sake of money or doing stuff for the sake of being popular.”


Daron Malakian

15 julho 2008

Megadeth

No More Mr. Nice Guy (Alice Cooper cover)


11 julho 2008

Os 20 mais influentes produtores musicais

O site Industryfinest publicou "uma tentativa de dar crédito aos 20 produtores mais importantes/influentes/interessantes da história do Rock". E são eles:

01. Sam Phillips

Créditos: Elvis Presley, Carl Perkins, Jackie Brenston & His Delta Cats, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison

Música: Jackie Brenston & His Delta Cats: Rocket 88

2. Rick Rubin
Créditos: The Beastie Boys, The Black Crowes, Johnny Cash, Rage Against The Machine, Public Enemy
Música: The Beastie Boys: Fight For Your Right

3. Brian Eno
Créditos: Talking Heads, U2, Devo, Ultravox, James
Música: Talking Heads: Once In A Lifetime

4. Butch Vig
Créditos: Nirvana, Smashing Pumpkins, Soul Asylum, Sonic Youth, Garbage
Música: Nirvana: Come As You Are

5. Daniel Lanois
Créditos: Brian Eno, U2, Peter Gabriel, Bob Dylan, Martha and the Muffins
Música: U2: A Sort of Homecoming

6. Jerry Wexler
Créditos: Aretha Franklin, Wilson Pickett, Sam & Dave, Ray Charles, The Drifters
Música: Sam & Dave: Soul Man

7. George Martin
Créditos: The Beatles, Paul McCartney, America
Música: The Beatles: Being For The Benefit of Mr. Kite

8. Phil Spector
Créditos: The Ronettes, The Shirelles, The Angels, The Beatles, the Ramones
Música: The Ronettes: Be My Baby

9. Brian Wilson
Créditos: The Beach Boys
Música: The Beach Boys: God Only Knows

10. Jimmy Miller
Créditos: the Rolling Stones, Traffic, Spencer Davis Group, The Plasmatics, Motorhead
Música: The Rolling Stones: You Can't Always Get What You Want
11. Chris Thomas
Créditos: Sex Pistols, Procol Harum, Badfinger, The Pretenders, Roxy Music
Músicas: Sex Pistols: Pretty Vacant

12. Steve Albini
Créditos: The Pixies, The Breeders, Tad, Nirvana, Helmet
Música: The Pixies: Gigantic

13. Lee "Scratch" Perry
Créditos: Bob Marley, The Wailers, The Clash
Música: Bob Marley: Punky Reggae Party

14. George Clinton
Créditos: Funkadelic, Parliament
Música: Funkadelic: The Wars of Armageddon

15. Shel Talmy
Créditos: The Who, The Kinks, David Bowie, Pentangle, Small Faces
Música: The Who: I Can't Explain

16. Holland Dozier Holland
Créditos: The Supremes, Martha and the Vandellas, The Four Tops, The Isley Brothers, Junior Walker & The All-Stars
Música: Martha and the Vandells: Nowehere To Run

17. Trevor Horn
Créditos: The Buggles, Yes, Seal, Paul McCartney, The Art of Noise
Música: Yes: Owner Of A Lonely Heart

18. John Cale
Créditos: The Stooges, Patti Smith, Sham 59, Squeeze, The Modern Lovers
Música: Patti Smith: Horses

19. Dave Edmunds
Créditos: The Fabulous Thunderbirds, k.d. lang, Stray Cats, Elvis Costello, Johnny Cash
Música: Stray Cats: Rock This Town

20. Eddie Kramer
Créditos: Peter Frampton, Joe Cocker, Whitesnake, KISS, Anthrax
Música: Kiss: Rock and Roll All Nite

06 julho 2008

Super Blog Awards


As votações para os Super Bock Super Blog Awards, iniciativa da Super Bock, já arrancaram. Para votares no Melomanologia basta clicares no dístico presente na barra lateral deste blogue ou, aqui. Serás remetido para a página do concurso. Aí, tens que te registar e fazer login para poderes votar. Ao fim de registado podes votar nos blogues que pretenderes, estando eles separados por categorias. É fácil, dá a tua "contribuição"!

04 julho 2008

Eternal Decision

Como prometido, segue aqui a entrevista aos Eternal Decision. Quem respondeu às perguntas foi Tommy Torres, guitarrista da banda. Deixo aqui, então, uma interessante entrevista, na qual Torres desmistifica tudo relacionado com a sonoridade "Metallica" da banda, assim como outras coisas não menos interessantes:


LAF - There isn’t much information about you on the Internet, only short references to Eternal Decision on Wikipedia and your MySpace. In a brief summary what do we need to know about this band? How did you form, in what circumstances, how did you decide what path your career should take, how many releases do you have, etc…?
TT - I would say the fist part of our band met back in 1989 with Joe Chambless (Bass/ Vocals) and myself (Guitar) in high school. We met during a church trip we were both on. We discovered we both had some musical creativity. It was during this trip we became best friends and started playing music. We wrote some pretty silly stuff back then. A couple years later, Joe met Kirk Campbell (Drums) and Dusty Derickson (Guitar), which completed the first Eternal Decision lineup. Dusty played with us for about a year before calling it quits. Kirk brought in Cory Boatright, which was a better fit on guitar for us. This was the Eternal Decision lineup from about 1992 until our last album in 2003. We recorded several demos in the beginning, and ended up recording 3 full length albums.

LAF - You are “classified” as a Christian Metal band. How do you define the spirit of the band and this approach to religion? Is it so important for you to embrace religion in your lyrics?
TT - Everyone in the band is a Christian, weather there is a band or not. It is a personal decision each of us made and naturally it shows in our music. Our lyrics were always a direct reflection of our lives and those around us. Being a Christian doesn’t mean everything is perfect or that we are flawless. We are far from it! I think the difference being is how we deal with those difficult times as well as the great times. It would be a correct classification in labeling us a Christian band.

LAF - Is it Joe or Cory that sounds like James Hetfield?
TT - Joe has the more James Hetfield like voice. But he sounds like that if he’s singing our songs or other artist songs.

LAF - What is/are the reason(s) besides your lead singer (as there are two of them, I don't know if is Joe or Cory) trying to sound like James Hetfield?
TT - I’m not sure. I agree Joe has a similar voice, which is what most people mean when they compare us to Metallica. Sounding like them wasn’t our intention; it’s just how it came out.

LAF - James Hetfield already knows that there’s a band out there with a lead singer with a voice extremely similar to his voice?
TT- I’m sure there a tons of bands with a similar sound to his. And he’s heard it so much that he doesn’t even pay attention anymore.

LAF - Do you have the thought that a lot of your success particularly on Youtube is due to the fact that people confuse your songs with Metallica’s songs?
TT - It has in fact led a lot of people to find Eternal Decision. So that’s cool. This sort of thing has happened for years now

LAF - Why do you have an album leaked on the Internet as being the Demo of Metallica’s new album?
TT - We don’t. Someone does. I heard someone is charging money for it. I don’t know. There are all kinds of crooks out there I guess.

LAF - Do you dream that one day you could open a concert for Metallica?
TT - Not really.

LAF - What was the biggest concert Eternal Decision played at?
TT - At a festival in Illinois called Cornerstone. That was a cool trip.

LAF - What are the next plans for Eternal Decision?
TT - Currently, there are none. We’ll just continue to sell our 3 CD’s on our myspace page.

LAF - Do you want to add something to a Portuguese audience which is maybe the first time that read about Eternal Decision?
TT - For years, there have been some of our songs on the internet that someone put up as Metallica or Megadeth old demo’s and bootleg stuff. Don’t believe any of it. You can only find our music on our myspace page. We have had the chance to sell our cd’s around the world and it still sells today. Feel free to contact me through myspace anytime. God bless.

03 julho 2008

Motörhead

A banda de Lemmy Kilmister não para. Os Motörhead têm anunciado para sair a 1 de Setembro um novo trabalho: Motörizer. Fica aqui a possível capa: